quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Formulação Estratégica

A Formulação Estratégica visa identificar idéias e definir as ações que conduzam a Organização a um futuro melhor.

O sucesso desse, depende fortemente da capacidade das organizações congregar e mobilizar esforços, aportar recursos e alinhar ações.

Assim, a construção da Formulação Estratégica para uma Organização permite definir o melhor caminho para superar os desafios, conceber as ações para seu desenvolvimento eficaz e desenvolver um processo de auto-avaliação contínua que alimente a eficácia dos seus processos e a efetividade dos resultados.

Com a Formulação Estratégica, a organização desenvolve um processo de modernização de sua gestão que fortalece sua posição organizacional, imprimindo sinergia ao cumprimento de sua MISSÃO e elevando o grau de reconhecimento de organização pela sociedade.


O desenvolvimento da Formulação Estratégica participativa é fator decisivo na definição dos instrumentos gerenciais. A preparação desses instrumentos a partir dos entendimentos prévios e da clareza das diretrizes gerais melhora a eficácia e a eficiência da gestão dentro da organização.


Os resultados e as aplicações desse esforço coletivo oferecem aos clientes diretos e a sociedade inúmeros benefícios dessa nova forma de planejar e organizar as atividades individuais e coletivas das organizações. A aferição deste efeito final será a principal prova de que o NEGÓCIO da organização foi corretamente estabelecida e fielmente cumprida.


A figura ao lado mostra a importância de planejar.
A organização que busca um caminho ou um rumo sem pensar onde o ambiente a está levando, e não se planejar para aonde quer chegar, está fadada à extinção. A globalização, através das fusões e aquisições recentes, transformando as organizações em verdadeiras máquinas competitivas, vem mostrando claramente este fato.

Por isso, a necessidade da adoção de um processo metódico de formulação estratégica.

Formulação Estratégica é o processo mediante o qual as organizações estabeleceram sua identidade organizacional, analisaram seu ambiente externo e interno, atual e futuro e elaboraram estratégias orientadas para a sociedade e seus clientes. É focado na busca do melhor caminho a ser seguido para o crescimento sustentável das organizações em longo prazo, mobilizando-as para escolher e construir o seu futuro.


Conforme GODET, MICHAEL "Todos os que pretendem predizer ou prever o futuro são impostores, pois o futuro não está escrito em parte alguma, está por ser feito".


Mas podemos modelar agir nas diversas forças que irão modelar o ambiente em que nossas organizações estarão inseridas. Essas forças, normalmente, são representadas pelo comportamento de diversas variáveis (econômicas, ambientais, políticas, tecnológicas ...) que, por sua vez, dependem das estratégias de Atores (sociedade, mídia, congresso, governo, clientes, concorrentes ...) que com nossas empresas interagem. Perceber, interpretar e, se possível, influir nessas componentes, é que definirá nossa postura em relação ao que irá nos acontecer.


Para atuarmos devemos estabelecer alianças e criando vantanges competitivas, é através dessas alianças podemos viabilizar a ocorrência de um cenário alvo, ou seja construindo um futuro.


Etapas da Formulação Estratégica


São etapas da formulação estratégica:

  1. Diagnóstico Preliminar;
  2. Cenários;
  3. Análise Estratégica; e
  4. Seminário de Alinhamento Estratégico
Produtos da Formulação Estratégica

  • Identidade Organizacional: Missão, Visão de Futuro e Valores;
  • Identificação dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades que a organização possui e sofre em relação ao ambiente; e
  • Estabelecimento dos Objetivos Estratégicos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Gestão Aqüícola Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template