quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Gerenciamento pelas Diretrizes

É o mecanismo que concentra toda a força intelectual de todos os funcionários, focalizando-a para as metas de sobrevivência da organização.

É o instrumento utilizado para o estabelecimento e implementação do plano anual de melhorias de organizações. A ferramenta sistematiza o acompanhamento de resultados e o tratamento dos desvios, estabelecendo reuniões específicas e encadeadas em todos os níveis da estrutura organizacional.


Por meio do processo de desdobramento de diretrizes, no qual metas e planos de ação são estabelecidos para todos os níveis gerenciais, o Gerenciamento pelas Diretrizes promove o alinhamento dos esforços e a priorização da aplicação dos recursos disponíveis para o efetivo alcance das estratégias de sobrevivência da organização.


Além disso, o Gerenciamento pelas Diretrizes também direciona as alterações e as adequações necessárias nos padrões de trabalho utilizados no dia-a-dia, fazendo com que as atividades desenvolvidas, inclusive no nível operacional, reflitam as necessidades estratégicas de mudança da organização.


Serve para:


  • Fazer a conexão das Diretrizes da alta administração com a base operacional de cada organização.
  • Focar a atuação de todos os colaboradores de cada organização, canalizando toda a energia e recursos para os resultados pretendidos.
  • Criar uma base clara e justa para os sistemas de avaliação e reconhecimento.
  • Desenvolver cultura de “Resultados” nas organizações.
Etapas do Gerenciamento pelas Diretrizes

Este método foi adotado porque permite, junto com o método PDCA, o desdobramento de metas até o nível desejado pela organização, com a montagem de planos de ação, acompanhamento e tomada de ações corretivas/preventivas em casos de desvios.


Os elementos fundamentais são: Desdobramento das Diretrizes, Planos de Ação e Sistema de Avaliação de Resultados.


Produtos do Gerenciamento pelas Diretrizes

  • Diretrizes desdobradas até o nível desejado pela organização;
  • Plano de Ação em um nível abaixo; e
  • Ações corretivas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Gestão Aqüícola Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template